História
Animes.Com a ocupação dos Estados Unidos no fim da Segunda Guerra Mundial,muitos artistas japoneses tiveram contato com a cultura ocidental e,influenciados pela cultura pop dos Estados Unidos, desenhistas eminício de carreira começaram a conhecer os quadrinhos e desenhosanimados na sua forma moderna. Havia negociantes que contrabandeavamrolos de filmes americanos, desenhos da Disney e outros.
Entreos principais artistas que se envolveram com a tal arte, estavam OsamuTezuka, Shotaro Ishinomori e Leiji Matsumoto. Estes três jovens, maistarde, foram consagrados no mercado de mangá. Na década de 1950,influenciados pela mídia que vinha do ocidente, diversos artistas eestúdios começaram a desenvolver projetos de animação experimental.
Naépoca em que o mangá reinava como mídia nasceram os pioneiros animes desucesso: Hyakujaden (A Lenda da Serpente Branca) estreou em 22 deoutubro de 1958, primeira produção lançada em circuito comercial daToei Animation, divisão de animação da poderosa Toei Company e MangaCalendar, o primeiro animê especialmente feito para televisão,veiculado pela emissora TBS com produção do estúdio Otogi em 25 dejunho de 1962, que teve duração de dois anos.
Logoem seguida, em 1 de janeiro de 1963, é lançado Tetsuwan Atom, tambémconhecido como Astro Boy, baseado no mangá de Osamu Tezuka, já com aestética de personagens de olhos grandes e cabelos espetados vinda daversão impressa. Astro Boy acabou tornando-se o propulsor da maiorindústria de animação do mundo, conquistando também o público dosEstados Unidos. Tezuka era um ídolo no Japão e sua popularidade lheproporcionou recursos para investir em sua própria produtora, a MushiProductions. Outras produtoras investiram nesse novo setor e nasceramclássicos do anime como Oitavo Homem (Eight Man), Super Dínamo (PaaMan), mas ainda com precariedade e contando com poucos recursos,diferente das animações americanas.
SegundoAlexandre Nagado, "[...] em 1967 surge o primeiro anime com grandeprojeção fora do Japão, Speed Racer (Maha Go Go Go, 1967), que apesarde produção pobre, se destacava por ângulos de cena inovadores e muitacriatividade nas histórias. Não por acaso, virou sucesso no mundointeiro e até hoje é muito cultuado. Neste ano estrearam 14 séries, semcontar os desenhos que já estavam em produção anteriormente. Dentre osclássicos daquele ano, A Princesa e o Cavaleiro (Ribbon no Kishi) eFantomas (Ogon Batto) marcaram época também por suas trilhas sonoras denível cinematográfico. No cinema, o número de produções era menor(apenas quatro em 1967), mas foi aumentando aos poucos.
Nadécada de 1970, houve uma grande explosão de títulos. Além de animespara crianças pequenas (Kodomo) e outros para meninas (Shoujo), ocorreutambém uma grande febre de desenhos com robôs gigantes (Mecha), graçasao sucesso de Mazinger Z (1972), criação do desenhista Go Nagai egrande sucesso entre o público infanto-juvenil. Com diversos títulospara serem vistos na televisão em episódios semanais, muitos sendoexportados para outros países e com algumas obras sendo lançadas noscinemas, o animê mostrava que tinha chegado para ficar."
Nosanos 70, os studios Tatsunoko, criadores de Speed Racer, criaram umtítulo chamado Gatchaman, que no Ocidente foi chamado de Battle of thePlanets, que fez sucesso, assim como o próprio Speed Racer, e foi umdos animes de grande successo no mundo.
Os animes mais conhecidos atualmente são: Pokémon, One Piece, Dragon Ball Z, Naruto ,Inu-Yasha e outros.
Características
Osanimes apresentam características bastante distintas, como o uso de umadireção de arte ágil, enquadramentos ousados, muito movimento de cena ea abordagem de temas variados, como por exemplo, ficção científica,aventura, terror, infantil, romance, etc. É bastante comum, mesmo nasproduções infantis, se encontrar situações de humor adultas.
Hátambém na animação japonesa grande presença de personagens andróginos eda homossexualidade, geralmente sutil. As duas características sãoreflexos da cultura japonesa, onde não há muita distinção entrehomossexuais e andróginos com heteros. Mas fora deste contexto, comoaqui no Ocidente, essas ações acabam por ser muitas vezes malinterpretadas, levando em muitos casos à censura e adaptação depersonagens.
Em muitas produções podemos conferir caracterizações exageradas de sinais visíveis de sentimentos. Alguns exemplos seriam:
* Gota de água que aparece do lado do rosto do personagem representando constrangimento.
* Dentes e chifres aparecendo repentinamente nos personagens representando raiva ou maldade.
* Diminuição súbita do personagem representando vergonha.
* Nervos estilizados na testa de um personagem, também representando raiva.
Design de personagens
*Os olhos: geralmente muito grandes, muito bem definidos, redondos ourasgados, cheios de brilho e muitas vezes com cores chamativas, comovermelhos, rosa, laranja, roxos, dourados ou simplesmente uma bolinhapreta sob fundo branco. Essa técnica foi introduzida por Tezuka, paraque, desta forma, pudesse conferir mais emoção aos seus personagens.São considerados uma das partes fundamentais e mais expressivas de umpersonagem, pois os olhos podem tomar várias formas e feitios, de modoa expressar o humor e a personalidade do personagem. Uma dascaracterísticas mais conhecidas do desenho japonês é o tamanho dosolhos. A razão mais provável dessa característica é a influência dedesenhos antigos da Disney, e a crença japonesa de que "os olhos são ajanela da alma".
* Ocabelo: há de todas as formas, tamanhos, volumes e penteados, semprecheios de fitas, lacinhos e afins, e, claro, cores, que vão desde orosa, ao vermelho, ao azul, verde e roxo. Existem séries que optamtambém por cores "reais", como castanho, loiro, ruivo. Os garotos,geralmente, possuem cabelos "espetados"; há também muitos personagensmasculinos de cabelos compridos, quase sempre com franja.
* O corpo: na maioria das vezes, escultural, às vezes até demasiado escultural, e cheio de pormenores.
*As roupas: sempre muito coloridas e com design cheio de imaginação.Muitos mostram um personagem sempre usando a mesma roupa, pois esse éum modo de caracterizá-lo. É também muito comum a utilização dos trajestradicionais japoneses, como quimonos, independentemente do tipo dehistória.
* Apersonalidade: os personagens costumam ter personalidades muito bemelaboradas, ricas, cheias com as mais diferentes e variadascaracterísticas, independentemente de cada situação e personagem.
*A voz: também é um elemento muito importante numa personagem. Estas sãoselecionadas de acordo com a personalidade dos personagens. Vozes muitopoderosas, infantis, estridentes, harmoniosas ou cavernosas fazem partedo universo de qualquer anime, e os dubladores (ou seiyu) são alvos daadmiração de muitos fãs.
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